Efraín Gomez começou a escrever Mavia, meu bálsamo com a memória de sua esposa que havia morrido de câncer. Foram três anos de aprendizado ao seu lado, houve muitas passagens tristes e pequenas alegrias. O caminho ficou complicado até chegar a despedida, um adeus para sempre que o jornalista lambramino expõe neste livro de depoimentos publicado pela Artifice Comunicadores.— Como foi essa abordagem para você começar a escrever este livro de depoimentos? “Há duas coisas que me marcaram. A primeira é que três anos antes de Mavia morrer, um amigo me perguntou o que meu. Minha resposta imediata foi: Mavia é meu bálsamo. Com essa palavra, ele resumiu tudo o que sentia. E a segunda é que, quando estávamos em tratamento, ela me disse que havia me rendido um ‘pedacinho do céu’ e esperava que nossos netos – se eu os tivesse – descobrissem como eu havia trabalhado com ela nesse processo tão doloroso. Eu, como jornalista, tenho minhas anotações e às vezes eu me sentava no computador e escrevia gradualmente. Depois de cinco anos, publiquei o livro. Não demora muito, poderia ter mais páginas, mas acho que esse é um resultado sólido. É uma maneira de expulsar as tristezas, minhas tristezas e a angústia ruim, e tudo o que pude dar neste processo de três anos.“É um processo longo. Na introdução você escreve: “Expresso minha expectativa de esperança para aqueles que passam por esse caminho doloroso, que muitas vezes é irreversível, intransponível e nos destina a um caminho sem volta”. Em algumas linhas, você diz bastante. “Essa é a abordagem que eu dei a ele. Escrever este livro me tornou mais humano, mais solidário e mais atento a quem encontro quando estou andando na rua. Também em ter fé. Agora eu olho para cima e acho que há alguém que nos guia e é Deus.“Você não acreditava em Deus antes? “Era como a maioria dos católicos que só frequentavam a igreja em casamentos, batismos e velórios. Mavia era muito ativa. Lembro-me de que visitamos as sete igrejas na Páscoa, mas eu não era devoto, no entanto, isso mudou; Eu me prendi ao catolicismo e digo isso abertamente.“No livro há muita dor, principalmente quando chega à parte final. Pode-se dizer que todos nós que perdemos um ente querido carregamos a dor à nossa maneira? “Sim, é que talvez ele não seja um paciente com câncer como foi no meu caso. Pode ser que ele tenha morrido de outra doença ou acidente, e isso nos choca muito. Muitas vezes o que não é feito para salvar o ente querido.“Você faz qualquer coisa por quem você ama. “Está certo. A apresentação de Mavia, meu bálsamo, foi no distrito de Lambrama, em Abancay, onde nasci e cresci. Eu estava lendo alguns parágrafos do livro e vejo um homem que começou a chorar com o que estava falando. Depois da apresentação, esse homem de meia-idade veio até mim e me disse que tinha a esposa com câncer há quatro anos, mas não a viu, ou seja, estava com ela, mas preferiu que o médico cuidasse disso. Segundos depois, ele me abraçou e começou a chorar. De alguma forma, no ambiente familiar, há um parente que sofre de uma doença.“Mavia, meu bálsamo” foi dedicado à filha do jornalista Efraín GómezLAMBRAMA, LOOKS DE NOSTALGIA“Um momento atrás você acabou de me dizer que nasceu em Lambrama e, além de Mavia, meu bálsamo, você também publicou Lambrama. Parece nostalgia. “É meu local de nascimento. A cidade tem a minha história: lá estão minha infância e adolescência, e é o lugar onde eu sempre procuro voltar.—É um paraíso de costumes: há festivais como o de San Blas, a Virgem e o menino Jesus. “Por causa da minha profissão, viajei por quatro décadas para várias partes do Perú. Cada cidade tem sua própria peculiaridade, assim como acontece em Lambrama, que é muito rica em cultura e tradição, mas está caindo devido à imposição cultural. A modernidade, o desenvolvimento e o avanço ocidental o tornam diferente. Há muita oposição cultural com os jovens desta cidade.— O objetivo é não esquecer as tradições de Lambrama? “Exatamente. Existe uma riqueza cultural. É uma cidade típica que não recebe atenção das autoridades e, como nas campanhas políticas, elas oferecem tudo, mas quando chegam ao cargo esquecem completamente. Voltando à sua pergunta: você tem que trabalhar sutilmente na escola para que eles saibam que há cultura e tradição em Lambrama.“Lambrama”. Miradas de nostalgia” é o segundo gratuito de Efraín Gómez publicado pela Artifice Communicators. Foto: Artifice CommunicatorsCONTINUE LENDOO escritor Bryce Echenique sofreu o roubo de seu dinheiro de aposentadoria de um banco francêsTadeo Palacios: “Senti a necessidade de levar o 14N ao campo literário para deixá-lo como testemunho”Katya Adaui: “A família é ambígua, como o mar, protege você e te assusta”